terça-feira, 24 de março de 2015

Resenha #87 Supernova - O Encantador de Flechas

Título: Supernova - O Encantador de Flechas
Autor: Renan Carvalho
Editora: Novo Conceito - Selo Novas Páginas

Páginas: 440
Gênero: Fantasia, Jovem Adulto

Classificação: 5 estrelas


Sinopse: Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.

Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.


"Vou defender todos os que são reprimidos por esse governo tirano. Eu me vingarei! Pagarão caro pelo que fizeram comigo e com minha família. Agora sou um mago, posso lutar. Desenvolvi a minha própria especialidade e a aprimorarei ao máximo. Farei o governo tremer apenas ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas."


WOW! Se você é fã de fantasia, curte histórias recheadas de magia e ação, então este é o livro para você. Esta foi uma releitura mais do que prazerosa. Após alguns anos depois de ter lido esta história, pude ser conquistada novamente pelos personagens, querer lutar por sua causa e me revoltar mais ainda em certas partes do livro. Assim como na primeira leitura, continuo sendo da opinião de que Renan é um dos melhores escritores brasileiros da atualidade, e que Supernova é um dos melhores livros que já li em minha vida, tornando autor e sua obra parte de meus favoritos.

O Encantador de Flechas conta a história de Leran, um jovem que está prestes a fazer 18 anos, se formando no colégio, e se preparando para começar sua vida como adulto, e tomar seu lugar na sociedade. Mas que lugar seria esse? Que futuro Acigam reserva para ele? A questão é que a cidade é cercada por muros, sendo isolada completamente de qualquer vínculo com o mundo à sua volta.



Além disso, Acigam vive em uma ditadura que proíbe qualquer contato com o controle de energias que ocorre normalmente fora dos muros. Esse controle é considerado pelo governo como magia, e não é exercido por todos, apenas com os que nascem com ele. E para aniquilar esse controle, o governo criou uma equipe de soldados especializados para cuidar dos "magos".

E em como toda ditadura, existe a questão das injustiças. Os ricos cada vez mais ricos, os pobres cada vez mais pobres. O povo sofrendo e o governo pouco se importando com isso, fazendo com que muitas pessoas não tenham mais esperança de mudanças.



"O fato de vivermos isolados do mundo, presos dentro dos muros, não os incomoda. Afinal, nenhum deles teve a oportunidade de conhecer algo lá fora. Não parece que têm vontade de mudar as coisas. Na verdade, nem sabem que a vida pode ser diferente... mas eu sei. Essa mediocridade não é para mim."


Leran, cresceu sem se envolver em quaisquer conflitos, mas um dia eles batem à sua porta, quando o rapaz presencia um ataque de silenciadores contra rebeldes, que resultam na morte de alguns rebeldes, e faz com que Leran fique sabendo que os boatos da rebelião eram verdadeiros. Conforme os rebeldes se tornam mais ousados, o governo começa a usar o terror psicológico, para que o povo se volte contra os magos.


"Eles estão usando a ignorância da população para voltá-la contra os magos. 
Isso é sujo, uma estratégia torpe. O próprio governo está 
estimulando uma guerra civil."


É então que Leran descobre coisas sobre o passado de sua família e passa a ser parte da rebelião. É claro que as coisas não serão tão simples como o governo imagina. Em sua jornada, Leran conhecerá o gosto da traição, vindo de onde ele menos espera. O que, com certeza, fará com que você, querido leitor, tenha alguns #dexterfeelings direcionados a certo personagem que eu não citarei aqui. Renan sabe exatamente como te dar uma rasteira.

Conforme Leran vai se aprimorando na arte do controle, se tornando um adversário forte para o governo, várias coisas vão se desenrolando na história. Coisas que só podem ser descobertas através da leitura, por isso: CUIDADO COM SPOILERS!!!! 

A narrativa do livro é envolvente demais e fará com que você vire as páginas alucinadamente. O ponto de vista é alternado entre personagens, o que você precisará ler para entender. Mas isso torna o ritmo da narrativa muito mais interessante, dá um tchan na história. 

O livro conta com elementos de distopia, muita fantasia, magia, o que fará com que esta história entre para a listinha de seus livros favoritos em todo o mundo. É mais uma obra nacional que não perde em nada para as de fora; aliás, é muito melhor do que muito livro estrangeiro, na verdade.

E não posso deixar de parabenizar a Novo Conceito por essa nova edição maravilhosa. A capa está linda, a diagramação, os detalhes... tudo ficou muito lindo! As ilustrações dão um toque de mestre à história, fazem com que tudo seja muito mais real. Sem contar o capítulo extra que vem com esta edição.


Enfim, o que você ainda está esperando? Garanta já o seu exemplar e mergulhe no mundo de Supernova, junto com milhares de fãs. Você não irá se arrepender! Lembrando que o segundo livro está chegando... mal posso esperar!



"Eu poderia estar com medo agora. No entanto, pela primeira vez desisti de especular sobre o futuro. Ele virá, eu sei. Virá na mesma velocidade com que este trem corre, e quando eu menos esperar estarei frente a frente com inúmeros novos desafios. Afinal, como meu avô disse: "Isto é só o começo". Do quê, eu ainda não sei. Mas estarei pronto para enfrentar o que vier."


Bom, no grupo do facebook do livro, o autor disse que Radioctive, do Imagine Dragons o fazia lembrar de Supernova, então aí está, pra você entrar no clima e correr para ler esse livro.