sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Resenha #165 O Ano em que Te Conheci

Título: O Ano em que Te Conheci
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Ano: 2016
Páginas: 336
Classificação: 3,5 estrelas

Sinopse: Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt.
Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato.
Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt.
Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda. 
Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente.
Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer.
Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever.


Hey pessoal, como estão?
Hoje a resenha é de mais um livro em parceria com a Novo Conceito.
Muito obrigada NC pelo livro!

Cecelia Ahern está de volta com um livro que enaltece uma das melhores coisas da vida: a amizade.

O Ano em que Te Conheci conta a história de Jasmine, uma mulher que acabou de ser demitida e se vê forçada a ficar um ano de licença por motivos contratuais. Ela é viciada em trabalho, muito bem-sucedida em seu ramo, então quando é obrigada a ficar um ano parada ela quase chega a loucura.

“Não sei se é por causa dele ou do jeito que ele era, mas sempre acreditei esperançosamente que as pessoas quietas tivessem uma mágica e um conhecimento que pessoas menos contidas não têm; que o fato de não dizerem alguma coisa significa que pensamentos mais importantes estão passando pela cabeça delas. Talvez aquela simplicidade aparente contivesse um mosaico escondido de pensamentos fantásticos e, entre ele, meu avô Adalbert querendo que eu me chamasse Jasmine.”




É quando conhecemos seu vizinho de frente, Matt.

“Eu olho lá para fora. E vejo você.”

Jasmine o odeia.

“Não sou um stalker, mas é que você também torna muito difícil não ficar à sua espreita. Você é um ato circense completo e não consigo resistir em ser seu público.”

Não porque ele faz um escândalo todas as noites após chegar bêbado do trabalho, ou porque ele tem um relacionamento disfuncional com os filhos e a esposa. Seu rancor é mais antigo e pessoal, de uma época em que Jasmine pensou que nunca se conheceriam ou até mesmo que se tornariam vizinhos.

Agora que Jasmine está com tempo livre de sobra, aos poucos ela se pega observando a vida de Matt, aos poucos o acaso e as circunstâncias vão unindo a vida desses dois e de onde nunca se esperaria, uma amizade nasce.

O livro é dividido nas quatro estações, começando no inverno. Conforme o ano vai passando, vamos vendo os desastres e confusões que a Jasmine se mete, seu crescimento e mudança como pessoa e principalmente como se cercar de pessoas que se importam, nos amam e nos falam a verdade é importante para superar os momentos mais difíceis.

É isso que a amizade entre Jasmine e Matt faz para ambos, e conforme o ano vai passando, vemos como ambos impactaram a vida do outro.

“Se não fosse por você eu teria me sentido sozinho vezes demais. Eu nunca me senti sozinho em sua companhia, nem por um segundo.”

Eu amei esse livro, ele é engraçado, tem um humor ácido e algumas confusões interessantes. Temos personagens incríveis além dos principais, a minha preferida é a Heather, irmã mais velha da Jasmine.

“Ela é minha irmã mais velha e está sempre me protegendo, mesmo quando acho que eu é que estou cuidando dela.”

O livro só não ganha nota máxima porque me senti induzida pela narrativa a esperar algo que acaba não acontecendo rsrs. Não vou contar o que é pra não spoilar, mas quem tiver curiosidade é só me perguntar nos comentários rs.

Sobre a edição, essa é a minha capa favorita dos livros da Cecelia publicados aqui no Brasil. A diagramação e revisão está ótima, Novo Conceito mandou super bem!

Fica aqui a minha indicação. Leiam esse livro! Cecelia é mestre em nos fazer refletir, entreter e divertir com um mesmo livro. Eu amei O Ano em que Te Conheci e acredito que vocês também vão amar!

“Todos nós temos momentos marcantes em nossa vida, períodos que influenciaram mudanças pequenas ou profundas dentro de nós. Posso pensar em quatro momentos transformadores para mim: o ano em que nasci, o ano em que soube que ia morrer, o ano em que minha mãe morreu e agora tenho um novo, o ano em que te conheci.”

Até breve.