sexta-feira, 5 de maio de 2017

Resenha #187 O Ninho Envenenado (As Crônicas do Amanhecer #1)

Título: O Ninho Envenenado
Série: As Crônicas do Amanhecer
Ordem: 1
Autor: R. Silva
Editora: Independente
Gênero: Fantasia
Páginas: 212
Ano: 2017
Classificação: 4 estrelas

Sinopse: Após séculos de paz, uma traição traz caos ao Império. A divisão da dinastia dos Scliros inicia uma guerra por poder, vingança e riqueza, da qual nem todos sairão vivos.



Estamos de volta!
Sentiram nossa falta? Eu sei que sim rsrsrs.
Resenha nova e tripla na área! Se você é antigo por aqui, já conhece as regras, mas se é sua primeira experiência com nossas resenhas triplas, vou explicar: Roxo é a minha cor (Ba), Vermelho são palavras da Mi e Pink da Ra. Aproveite a leitura e não deixe de comentar ao final ;)

Update: A capa foi alterada, então nossas críticas na resenha se referem a anterior.

Hey galera!

É provável que você nunca tenha ouvido falar desse livro, mas prepare-se, um novo nome da fantasia nacional está nascendo! Se você é fã de Game of Thrones, literatura fantástica com cavaleiros, lordes, guerras, traições e personagens badass... então você precisa conhecer O Ninho Envenenado. - Barbara

BRILHANTE! Nem sei por onde começar. Há muito tempo que não leio um livro nacional com um conteúdo tão genuinamente bom. Original? Do meu ponto de vista, sim. É fato que algumas partes lembrarão A Guerra dos Tronos, mas o rumo da história é outro. E neste caso, dizer que a escrita lembra Martin é com a melhor das intenções. - Raquel


Foi a Ba, uma das Gels, que veio me falar desse livro, uma fantasia épica nacional. Ok! Bora ver qual é dessa história, acho até que nunca tinha lido um livro desse gênero de um autor nacional e não vou mentir mas minhas expectativas estavam bem baixas. - Michelli



O Ninho Envenenado é o primeiro livro da série As Crônicas do Amanhecer, nele somos apresentados ao Império dos Scliros, família que há gerações unificou todos os reinos desde a Terra do Verde até a Terra do Gelo. Após um longo período de paz, a família Scliros está dividida. Lucas, irmão mais novo do imperador se revoltou e reivindicou o trono para si, o que gerou a Guerra dos Dois Irmãos. Dezesseis anos depois, o Imperador Jonas se dirige ao centro do poder de seu irmão para por fim a essa guerra tão longa. - Barbara


O Imperador Jonas Scliros e sua comitiva estão fazendo uma grande viagem para a cidade da Planície onde se encontra o Ninho, como o castelo é chamado, para um encontro com seu irmão Lorde Lucas, com o objetivo de selar um acordo de paz. Nessa comitiva encontra-se o Príncipe João, acompanhado de perto por Dom Eduardo que depois de anos lutando pelo exército na guerra dos irmãos agora tem por missão treinar um dos herdeiros do imperador. - Michelli

Mas nem tudo é o que parece e logo alguns sinais no Ninho mostram que as coisas podem não ocorrer como o planejado. - Michelli

Tá tudo muito bonito né? Perfeito demais? Também acho! Agora é que começam os tiros, porrada e bomba meu povo!!! Uma traição inesperada vai abalar de vez o império dos Scliros e o que parecia significar a paz, é na verdade o prenúncio da verdadeira grande guerra. - Barbara





Os capítulos são narrados pelo ponto de vista de diferentes personagens: um príncipe, um aprendiz, uma jovem obstinada... a leitura é fluída, dinâmica e sucinta. Aqui não tem enrolação não. - Michelli

A seguir nós vamos conhecendo o que está acontecendo pelo império através do ponto de vista de vários personagens diferentes e assim entendendo como cada região e seus lordes vão reagindo à inesperada traição. Eu já tenho alguns personagens preferidos, de longe a Kyra é a minha queridinha e quando vocês lerem vão entender por que... rsrs. - Barbara


No primeiro capítulo fui surpreendida com a treta acontecendo kkk o início já dita a pegada do livro e como vai ser até o final, mal me recuperei e no segundo já tem duas bombas, uma delas me deixou criando altas teorias e até o final do livro fiquei esperando ela ser abordada novamente, mas vai ficar para os próximo livros. - Michelli

O que mais amei foi a objetividade. O autor não perdeu tempo com descrições desnecessárias, e o melhor, recheou o livro de ação. E acabou da melhor maneira possível. Jogou a bomba, deixou ela explodir, quebrou as minhas pernas, e... exatamente, aguarde as cenas do próximo capítulo. Contudo, ouso afirmar que coisas boas virão desta história fantástica. - Raquel

Os personagens em si não me pareceram muito interessantes no início, tirando uma que me irritou bastante, mas a escrita do autor me deixou tão imersa na história que não dei muita importância, até porque esse é o primeiro livro. Fiquei bem intrigada com o príncipe, é com ele que a gente começa a ser inserido na parte fantástica da trama e o fato dele lutar muito bem e matar geral, para um garoto de 11 anos é surpreendente e estranho, mesmo que tenha sido Dom Eduardo o responsável pelo treinamento, tem coisa aí kkkkk - Michelli

O estilo da escrita te faz mergulhar na história e estar presente em cada momento. Eu podia viver cada cena enquanto lia. Muito, muito bom mesmo! - Raquel

Um detalhe que me incomodou um pouco foi o uso do título Dom, confesso que fiquei um pouco confusa com seu uso durante a leitura e é aí que senti a falta de um glossário com o nome das famílias, seus títulos, brasões e a quem são leais. Seria um extra junto com o mapa. - Michelli

Eu confesso que é impossível não fazer comparações com As Crônicas de Gelo e Fogo e se como eu, você já leu os livros ou viu a série, alguns detalhes de O Ninho vão lembrar GoT. Mas As Crônicas do Amanhecer segue um caminho diferente. Ao contrário dos livros do Martin, aqui o R. Silva não te enrola. - Barbara

São dez capítulos que você lê em uma sentada, uma aventura que percorre diferentes pontos no mapa como a Terra do Amanhã, do Gelo e do Ferro e seus respectivos senhores. Difícil é esperar pelo próximo livro depois desse final OMG o que foi que aconteceu aqui? - Michelli



O autor chega a entregar informações e mistérios que poderiam até render muitas páginas, isso cria no leitor uma expectativa com o que virá pela frente, algo tipo: “Se esse cara tá fazendo isso agora, imagina o que virá pela frente!”. Essa frase resume bem minha experiência com esse livro: Expectativa. E o final é: “COMO VOCÊ TERMINA O LIVRO ASSIM!!!”. - Barbara




É claro que existem motivos sérios para não dar 5 estrelas. O conteúdo é mais que merecedor. A originalidade, a narração, enfim... tudo muito bom, mas essa capa! Impossível não comentar. Eu não pensaria duas vezes em ler esse livro pela capa, mas neste caso aplique, por favor, o velho e bom conselho dos leitores que vieram antes de nós: NÃO JULGUE O LIVRO PELA CAPA! Existe uma imensidão de coisas boas neste livro e você perderá se basear sua opinião em uma simples capa como essa. - Raquel

Aí depois de tantos elogios vocês devem estar se perguntando o motivo de eu ter dado 4 estrelas e não 5. Bem, vou explicar... primeiro por causa da capa, ela me desagrada de tal forma que se passasse por esse livro numa livraria não compraria só por causa dela, sim, eu julgo pela capa também rsrs (preciso aprender com os leitores que vieram antes rsrs, valeu por lembrar Ra), e aqui temos um claro exemplo de que não devemos fazer isso! - Barbara

Outra coisa que me incomodou foi a gramática. Existem alguns probleminhas que me fizeram tirar uma estrela, porém eles não prejudicaram em nada o resultado. Afirmo que este é um dos melhores livros que li em 2017. - Raquel

Outro motivo é que esse livro precisa de uma nova revisão. Tem alguns erros que não passariam por bom revisor. Apesar disso é um ótimo livro, me surpreendeu a qualidade da escrita e o potencial para se tornar um grande sucesso. - Barbara


Só não dei 5 estrelas por ser curto kkk achei que faltou mais uns dois capítulos antes de encerrar, um justamente da personagem irritante. O Ninho Envenenado me surpreendeu pela facilidade com que o autor conseguiu me prender, por ser uma leitura prazerosa e que te deixa ansioso por saber o que vai acontecer. Um livro pra quem gosta de aventura, tretas e não tem paciência pra encheção de linguiça kk - Michelli

Fica aqui a minha indicação e fãs de fantasia ou não, LEIAM! - Barbara

Super recomendo! Mal posso esperar pelo próximo. Eu preciso saber o que aconteceu.
Você pode encontrar o livro na Amazon, somente na versão digital. E pra quem assina o Kindle Unlimited, o livro está disponível no catálogo.
Enfim, adicionem ao skoob. Leiam. Espalhem para o Brasil. Este livro deve ser lido. Este livro deve estar nas livrarias. Este livro é um super exemplo de uma boa literatura. - Raquel

PS: Essa capa é muito feia, no caso desse livro, não o julgue pela capa. - Michelli