terça-feira, 1 de setembro de 2015

Guia de Sobrevivência Bienal 2015


Hey Galera! Como estão?

A Bienal do Livro 2015 está chegando e eu tenho certeza que estamos todos muito ansiosos. Por isso resolvi montar um guia de sobrevivência com as principais informações que quem for ao evento precisa saber.





1. Faça uma lista com os livros desejados.

Antes de sair de casa, já esteja com a lista dos livros que você deseja comprar preparada. Divida a lista por editora, assim vai ser mais fácil se organizar principalmente se a sua intenção (como a minha) é comprar muitos livros rsrs.





2. Compre ingressos antecipados.

Sério, se você puder comprar os seu (s) ingresso (s) antecipado, compre! Com o passar dos anos a Bienal foi ficando cada vez maior e popular, o público é enorme e mesmo com muitos atendentes no local, as filas são gigantescas e se perde muito tempo nelas, então evite filas e compre o ingresso antecipado. O site da Bienal disponibilizou compra online e pontos de venda, confira os locais aqui.




3. Use um mapa!

O Riocentro - local onde será a bienal, é enorme!!!! Então para não se perder ou pior, não encontrar o estande da editora que você deseja, é bom utilizar um mapa. Você pode fazer o seu em casa, baseado nas informações disponíveis no site da Bienal, ou pegar um no dia. A minha dica é levar anotado de casa!




4. Se hidrate.

Lá vão ter vários pontos de venda de água e alimentos, o problema é que é tudo MUITO caro, então o ideal é levar lanche de casa e principalmente, garrafa de água. Como disse antes, lá é muito grande e é certeza que você vai gastar muita energia andando, então leve sua água de casa e seu lanche também para evitar muitos gastos.





5. Use sapatos e roupas confortáveis.

Vai chegar um momento do dia em que você provavelmente vai estar acabado de tanto andar e vai querer sentar em qualquer lugar, por isso é importante estar com roupas confortáveis! Assim você poderá sentar e descansar em qualquer canto, se estiver esperando na fila para pagar ou na fila para um autografo por exemplo. Certifique-se de que seu sapato é confortável o suficiente para conseguir andar bastante por lá.





6. Leve uma mala de rodinhas.

Essa dica é especial para quem for comprar muitos livros em apenas um dia. Livros são pesados, cansa ficar levando pra cima e pra baixo depois de um tempo, minha dica é levar um pequena mala de viagem com rodinhas, assim você pode ir colocando seus livros novos dentro e não precisa se preocupar com o peso, é só sair puxando ;)





7. Autografo? Claro que quero!

Essa Bienal está espetacular com a participação de tantos autores, nacionais e internacionais! Se você deseja o autografo de algum deles, confira a programação e chegue cedo! Principalmente para os eventos com senha, elas esgotam com muita rapidez, então para não perder a chance de ter seus livros autografados, chegue cedo!





8. Para evitar muito tumulto e se puder, procure ir em algum dia da semana.

Geralmente nos finais de semana, o público da bienal é gigantesco por motivos óbvios, então se você puder ir em um dia da semana para fazer as suas compras, faça isso. É bom para evitar o estresse e as longas filas para pagar.




9. Promoções!

Uma das coisas que mais amo na Bienal são as promoções. Sim, muitos livros baratos <3 <3 <3
Por isso é legal dar uma pesquisada e aproveitar bastante as promoções de cada editora. Mais uma dica: no último dia de bienal, muitas editoras fazem promoções "malucas" para acabar com o estoque, então os preços de vários livros caem ainda mais. Porém, o último dia de bienal é em um fim de semana... e até esse dia, muitos dos seus livros desejados já podem ter acabado. Só encare essa se você quiser muito aproveitar essa promo maluca.





Bom galera, essas dicas fui aprendendo ao longo dos muitos anos que participo de Bienais, espero que sejam de ajuda para quem estiver indo pela primeira vez ou não.

Eu vou estar na Bienal nos dias 03, 05 e 10, quem me ver por lá dá um oi! E vocês podem acompanhar a cobertura de tudo nas redes sociais do GeL ou nas minhas, vou deixar o link aqui e é só adicionar, seguir e etc.

Snapchat: babihlf

Xoxo
até breve!