quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Resenha #179 As Cordas Mágicas

Título: As Cordas Mágicas
Autor: Mitch Albom
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira / Romance / Música
Classificação: 6 estrelas


Sinopse: Francisco Presto nasceu numa pequena cidade da Espanha em plena guerra civil. Com a infância marcada por tragédias, Frankie se torna pupilo de um professor de música cego, que se dedica a lhe ensinar tudo o que sabe.

Ao completar 9 anos, ele foge para os Estados Unidos carregando consigo apenas seus bens mais preciosos: um violão e seis cordas mágicas.

Com um talento fora do comum para tocar e cantar, Frankie rapidamente alcança o estrelato e influencia o cenário musical do século XX, apresentando-se ao lado de nomes consagrados como Elvis Presley e Little Richards.

No entanto, seu dom se transforma em um terrível fardo quando ele percebe que pode afetar o futuro das pessoas: uma corda de seu violão fica azul cada vez que uma vida é alterada.

No auge do sucesso, assombrado por seus erros e por seu estranho poder, Frankie sai de cena por anos, apenas para ressurgir para um espetacular e misterioso adeus.

Gente, primeiro livro do ano (e da meta!) concluído! Não poderia ter começado melhor, porque meu coração foi arrebatado! Olha, que livro sensacional! Sei que vai soar estranho dizer isso mais, foi música para os meus ouvidos. E não, eu não enlouqueci... ou talvez sim!


 "Aquele rapaz e seu violão 
só precisam de alguns minutos para mudar sua vida."
 

"A chave para aprender música é a humildade, entende? Se você quiser que eu fale sobre Frankie Presto, tenho que começar daí". Assim começo essa resenha, e prepare-se, pois ela será apaixonada, pois ainda não consigo definir o que estou sentindo após essa leitura fantástica além disso.


Mas antes de falarmos da história de Frankie, aperte o play e deixe o som te envolver, assim como fez comigo.





Humildade. Bondade. Amor. Arte. Excelência. Beleza. Música. Isso é o que te espera entre as páginas deste livro. Aqui você irá conhecer Frankie Presto, um artista que irá conquistar seu coração; um amigo cuja história irá impactar a sua vida.

A história de Francisco, verdadeiro nome de Frankie, é narrada por ninguém menos que a Música. E é através dela que vivenciamos todas as experiências de Frankie: as alegres, apaixonantes, extraordinárias, e também as tristes, que despedaçam o coração.

 Nossa história começa em uma cenário um tanto incomum, com memórias da vida de Frankie, desde o seu nascimento. Podemos vê-lo nascer na Espanha, em meio a uma guerra, e ver como a Música o afetou e transformou sua vida desde então.

Frankie passa por muitas dificuldades, abandono, bullying, mas enfim conhece El Maestro, o professor de violão que ensinaria tudo que ele precisaria para ser um grande violonista, e um grande homem.Um dia, devido a várias situações terríveis, El Maestro tem que fazer Frankie, apenas uma criança na época, fugir da Espanha e chegar até os Estados Unidos. Antes que o menino vá embora, seu professor o presenteia com um conjunto de cordas que mudaria toda a história de Frankie.

Algum tempo depois, Frankie descobre que essas cordas são mágicas, e que com elas ele pode mudar a vida das pessoas. Através da narradora, conhecemos cada pedacinho da vida de Frankie, até sua última performance, que tem um fim misterioso demais.

Temos vários pontos de vista neste livro, e o mais incrível é que eles são contados por vários artistas REAIS (que eu e você amamos e não cansamos de ouvir e admirar), que conheceram Francisco e foram testemunhas de sua genialidade. O que eu amei mesmo, é que muitos artistas realmente colaboraram com o autor para fazer parte dessa história. É incrível.

Enfim, está tudo aqui. O livro é uma grande biografia de um artista que não existe no mundo real, mas que, após conhecê-lo, será um eterno amigo e uma grande inspiração. Esta é uma história que comprova o quanto a música é poderosa e como ela pode transformar sua vida da maneira mais bela e incrível que existe. Isso é, se você permitir que ela o inunde de tal forma.

Para alguém como eu, que é apaixonada por música, este é um dos melhores livros que já tive a honra de ler. Foi uma grande inspiração. Vai ser relido em breve, e ouso dizer que espero que um dia possa ser considerado um clássico, porque ele tem tudo que uma obra prima necessita e muito mais.

  "Você nunca vai saber tudo que existe para saber.
Vai aprender até seus últimos dias. E aí vai inspirar alguém.
É isso que um artista faz."


E agora, uma outra coisa mega legal: EXISTE UMA PLAYLIST OFICIAL! Gente, que tudo! Além das músicas citadas no livro, foi criada uma soundtrack original para a história, dando voz às músicas do incrível Frankie Presto. Não é demais? E sim, é só apertar o play e se apaixonar...




"Não está nos ossos. Nem nos lábios ou nos pulmões, 
nem mesmo nas mãos. Sou a Música. 
E a Música está conectada à alma humana,
falando uma linguagem que não necessita de palavras."


 Leiam! Eu super recomendo e vocês não vão se arrepender.