quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Resenha #203 Sorrisos Quebrados (Quebrados #1)

Título: Sorrisos Quebrados
Série: Quebrados
Ordem: 1
Autor: Sofia Silva
Editora: Valentina
Gênero: Romance, drama
Páginas: 240
Ano: 2017
Classificação: 5 estrelas

Sinopse: Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.



And I see your true colors
Shining through
I see your true colors
And that's why I love you
So don't be afraid to let them show
Your true colors
True colors are beautiful
Like a rainbow*

True Colors, não poderia começar essa resenha sem essa música. Ela me acompanhou durante toda a leitura e é a trilha sonora perfeita, então dá play aí e vem comigo nessa resenha \o/



Eu conheci esse livro através das propagandas de outros leitores no facebook. Em vários grupos as pessoas falavam tão bem que me instigou, coloquei na lista e comprei na Bienal 2017. Também foi o primeiro livro que escolhi ler dos tantos que comprei esse ano por lá e que ótima escolha!


O livro conta a história de Paola, André e Sol. Paola é uma jovem mulher que luta para superar anos de violência doméstica e mora em uma clínica especializada em ajudar pessoas que passaram por eventos traumáticos. É nessa clínica que ela conhece Sol, uma criança encantadora que logo a conquista e rouba seu coração, mas Sol não é como todas as crianças, apesar de nova, ela também passou por momentos traumáticos e por isso não consegue socializar como as outras crianças.

Ela surpreende todos ao se abrir para Paola e logo ambas se tornam melhores amigas. Mas Sol não está sozinha, e apesar de não ter a mãe, ela tem André, seu pai super amoroso. André é definitivamente o homem que toda mulher sonha para ser o pai dos seus filhos, ele literalmente daria a vida pela de Sol, e essa pequena se torna a ponte para a amizade e o romance surgir entre Paola e André.

"André tem os olhos entre o cinzento de uma manhã de nevoeiro que esconde segredos e o mar profundo de onde podem surgir coisas que desconhecemos.
Ele é a tormenta e a calmaria.
O rochedo que protege contra a força das ondas e a areia que voa com uma simples brisa."

Em um primeiro momento nossa mocinha sente medo de André. Seu físico grande, para uma mulher com histórico de violência, não é o mais atrativo, mas aos poucos os dois vão se conhecendo e... bom, aí você vai ter que ler! Rsrs.

Eu achei que o livro mereceu toda a boa propaganda, Sorrisos Quebrados é uma obra linda, sensível e emocionante. Não é só sobre amor, mas sobre olhar para si, para o passado e conseguir ver um futuro. André e Paola são cheios de marcas que a violência e a desilusão deixaram, e ao longo das páginas vamos torcendo para que todos encontrem seu final feliz.

"O amor pela pessoa certa pode ser a experiência mais bela da nossa existência, e por isso não conseguimos defini-la. Não sabemos, porque, quando amamos alguém com tanta intensidade e somos correspondidos, é como perceber que voamos sem asas."

Não é um livro perfeito, não é a obra prima da Sofia ainda, eu tenho certeza que ela ainda vai nos arrancar o coração com um livro futuro, eu senti falta de um background mais completo, com personagens secundários mais presentes e detalhes de ambientação, mas tirando esses detalhes é uma obra que merece 5 estrelas com louvor.

O enredo segue uma linha clara até o final, a narrativa beira o poético com conversas densas, algumas cenas não indicadas para crianças rs, porém bem escritas. Um livro curto, mas não corrido.

"Gosto de tudo nele. E tudo em mim sabe que nunca poderei tê-lo"

Sobre a edição, a Valentina arrasa e eu sou apaixonada por todos os livros que tenho deles. Sem reclamações, só parabéns para a editora!

Fica aqui a minha indicação, conheça Sorrisos Quebrados e Sofia Silva... tenho certeza de que ainda terei muitos outros livros dela na estante. E parabéns a todos os fãs da autora que a acompanham desde o Wattpad, que poder!



Até a próxima!

*Trecho da música True Colors

Nenhum comentário:

Postar um comentário